Blumenau tem fim de semana repleto de Fenatib

a-farra-do-boi-bumba-creditos-danilo-sergio-1-copia

Foto: Danilo Sérgio / Divulgação

O Instituto de Artes Integradas (Inarti) e a Fundação Cultural de Blumenau prepararam um fim de semana repleto de teatro Infantil. Aliás, cidade respira teatro até 12 de novembro, com a realização do 20º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (Fenatib). Neste sábado, sobem ao palco do Carlos Gomes Os Ciclomáticos Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro (RJ), que apresentam A Farra do Boi Bumbá. Domingo é a vez do Grupo Entreaberta Companhia Teatral, de Florianópolis, com a peça Um Encanto em Nagalândia. E a semana começa com os paulistas da Cia. Trucks, com o espetáculo Sonhatório. A programação completa pode ser conferida no site http://fenatib.com.br.

Para esta edição foram selecionadas oito peças produzidas por companhias com sedes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal, além de 10 grupos suplentes. As atrações serão apresentadas no Teatro Carlos Gomes, escolas e palcos alternativos nos espaços públicos da cidade. Os ingressos são limitados, e devem ser retirados 30 minutos antes de cada sessão. A entrada é franca.

 

 

Saiba mais

20º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (Fenatib)

Período: 4 a 12 de novembro

Entrada Gratuita

Ingressos: limitados – retirada 30 minutos antes do início de cada espetáculo na secretaria do evento

 

Programação

 

5 de novembro, sábado

Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes

Horários: 10h, 15h30 e 19h30

Espetáculo: A Farra do Boi Bumbá

Grupo: Os Ciclomáticos Cia. de Teatro – Rio de Janeiro (RJ)

Autor: Ribamar Ribeiro

Direção: Ribamar Ribeiro

Faixa etária: A partir de 6 anos

Duração do espetáculo: 50 minutos

Sinopse: A história se desenvolve em torno de um rico fazendeiro que tem um boi muito bonito. Esse boi, que inclusive sabe dançar, é roubado por Pai Chico, trabalhador da fazenda, para satisfazer a sua mulher Catirina, que está grávida e sente desejo de comer a língua do boi. O fazendeiro manda diversos personagens populares procurarem o boi. Quando o encontram, ele está doente, e pajés são chamados para curá-lo. Depois de muitas tentativas, o boi finalmente é curado, e o fazendeiro, ao saber do motivo do roubo, perdoa Pai Chico e Catirina, encerrando a representação com uma grande festa. E além da história do boi, a trama também traz pequenos contos do folclorista Câmara Cascudo. Com autoria e direção de Ribamar Ribeiro.

 

6 de novembro, domingo

Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes

Horários: 15h30 e 19h30

Espetáculo: Um Encanto em Nagalândia

Grupo: Entreaberta Companhia Teatral – Floriánópolis (SC)

Autor: Jucca Rodrigues

Direção: Fabiana Lazzari e Tuany Fagundes

Faixa etária: A partir de 4 anos

Duração do espetáculo: 40 minutos

Sinopse:A história do espetáculo é contada com a ajuda de Rakshasa, um deus levado e trapalhão que mora no reino das sombras de Nagalândia. No reino de Nagalândia todo mundo acredita que tudo que existe no mundo fala. E onde todo mundo fala – já viu né? Ninguém escuta. Conta uma linda história de amor e amizade entre uma princesa que não queria se casar e uma árvore mágica que nunca ouvia ninguém. O que mais Rakshasa com sua magia e astúcia tem a nos revelar?

 

7 de novembro, segunda-feira

Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes

Horários: 9h, 15h e 19h30

Espetáculo: Sonhatório

Grupo: Cia. Trucks – São Paulo (SP)

Autor: Henrique Sitchin

Direção: Henrique Sitchin

Faixa etária: A partir de 4 anos

Duração do espetáculo: 50 minutos

Sinopse: É hora do almoço no Sanatório Boa Cabeça. Sentam-se à mesa três supostos loucos, para a refeição. Porém, não há ali nada para comer ou beber.  Sedentos e famintos, os amigos partem para uma deliciosa viagem imaginária, em busca de comida, que os levará para áridos desertos, para o fundo do mar e para longínquos planetas. Incríveis personagens feitos de guardanapos, bacias, copos, garrafas pet, sacolas plásticas, talheres e pratos os acompanharão por saborosas aventuras. Nossos amigos oferecem ao público um dos melhores remédios para tudo: a possibilidade da construção de uma vida mais saudável, feita da sincera amizade, e de muito bom humor. Eles transformam o que seria um sanatório em um… Sonhatório!

 

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello