Seminário paralelo ao Fenatib aborda dramaturgia para crianças e jovens

A Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) e o Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti) promoverão, entre os dias 13 e 15 de abril, o 2º Seminário Nacional de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens. A ação gratuita ocorrerá paralelamente ao 21º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (21º Fenatib), que neste ano será realizado no período de 13 a 20 de abril. A programação e as inscrições para o seminário estão disponíveis no site.

O 2º Seminário Nacional de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens tem o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre diferentes abordagens e concepções de dramaturgia para espetáculos cênicos voltados a crianças e jovens. Serão fornecidos certificados para os inscritos com 100% de frequência nas atividades.

 

 

21º Fenatib
Os espetáculos teatrais do Fenatib terão como palco o Auditório Willy Sievert, que tem capacidade para 226 pessoas, e o Auditório Heinz Geyer, para 790 espectadores, ambos no Teatro Carlos Gomes. O Festival é uma realização do Ministério da Cultura, da Fundação Cultural de Blumenau e do Inarti.

Saiba mais
2º Seminário Nacional de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens
Quando: dias 13, 14 e 15 de abril (sexta-feira, sábado e domingo)
Local: Teatro Carlos Gomes
Horário: das 9h às 12h
Coordenação: Maria Teresinha Heimann
Inscrição: no site http://fenatib.com.br
Evento gratuito

13 de abril (sexta-feira)
– 9h: Abertura do seminário
– 9h15: Apresentação da Revista do Fenatib. Tema: Dramaturgias do Teatro para Crianças e Jovens
– 9h30: Palestra – Criança e infância no Brasil no século XXI, com a professora Gilka Girardelo, da  Universidade Federal de Santa  Catarina (Ufsc)
– 10h15: Mediação dos debates com o professor Valmor Nini Beltrame, da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc)
– 10h30: Intervalo
– 11h: Palestra – Teatro para crianças e jovens. O que o diferencia e o caracteriza?, com o professor Luvel Garcia Leyva, da Universidade de São Paulo (USP)
– 11h45: Mediação dos debates com o professor Valmor Nini Beltrame

14 de abril (sábado)
– 9h: Palestra – O texto dramático – como se constrói? Quem o constrói?, com a professora Taís Ferreira, da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)
– 9h45: Mediação dos debates com Humberto Braga, profissional de Artes Cênicas e diretor de Produção capacitado pelo Sindicato de Artistas e Técnicos do Rio de Janeiro com registro profissional
– 10h15: Intervalo
– 10h30: Palestra – A transcodificação do texto literários para o texto cênico, com o professor Marcelo Romagnoli (SP)
– 11h15: Mediação dos debates com o professor Valmor Nini Beltrame

15 de abril (domingo)
– 9h: Palestra – O teatro para crianças (em suas perspectivas dramatúrgicas) e suas relações com as outras artes, com a professora Melissa Ferreira, da Udesc
– 9h45: Mediação dos debates com Humberto Braga
– 10h15: Intervalo
– 10h30: Palestra – Textos dramáticos para crianças – Onde buscar? Onde encontrar?, com a professora Angela de Castro Reis, da Universidade do Rio de Janeiro
– 11h15: Mediação dos debates com Humberto Braga
– 12h: Encerramento

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello