Exemplos De Bastião

 ‘Mamulengo Sem Fronteiras’ apresenta

“Exemplos de Bastião”

 

            O grupo “Mamulengo Sem Fronteiras”, de Brasília, veio ao Fenatib, para apresentar “Exemplos de Bastião”, peça escrita e dirigida por Walter Cedro.

A proposta do grupo é reproduzir as brincadeiras de Teatro de Bonecos – modalidade artística muito popular no Nordeste – contando a história do casamento do herói Bastião, um palhaço de folia de reis, com a linda e maravilhosa Rosinha Bole-bole.

Porém, para conseguir se casar, Bastião se envolve em muitas confusões com o capitão João Redondo e até mesmo com bichos do além. A peça apresenta outros personagens de nomes peculiares, como Cassimiro Côco e Babau.

De acordo com o diretor, o grupo procura incorporar ao texto elementos factuais da atualidade. Para isto, são manipulados 15 bonecos durante os 50 minutos de espetáculo. O grupo é de Brasília mas já apresentou a peça em muitas cidades do país. Cedro explica que a receptividade do público infantil sempre é recompensadora. Ele diz: “- Criança é igual em qualquer lugar do mundo!”

No final do espetáculo, além do esperado e inevitável casamento, acontece um batizado que se transforma em uma grande festa embalada por música ao vivo e a participação do público presente.

A apresentação lotou a praça diante do Teatro Carlos Gomes e a criançada se empolgou com os bonecos brincantes.

 

Luís Bogo – MTb 52.470 – SSP

Jornalista e escritor