22º FENATIB ACONTECERÁ DOS DIAS 03 A 10 DE MAIO DE 2019 EM BLUMENAU.

Iniciativa prevê apresentações diárias, sempre com entrada franca.

Blumenau, 04/04/2019 – O 22º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (Fenatib) acontecerá nos dias 3 a 10 de maio no Teatro Carlos Gomes.  A iniciativa parte do Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti), da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) e do Ministério da Cidadania, e prevê apresentações diárias até 10 de maio, sempre com entrada franca. Os espetáculos terão como palco os auditórios Willy Sievert e Heinz Geyer, ambos no Teatro Carlos Gomes, além da Mostra Regional de Teatro, que acontecerá no Cine Teatro Edith Gaertner, na Fundação Cultural de Blumenau.

Além das apresentações teatrais para as escolas que se inscreveram, o Fenatib preparou uma programação paralela com uma mostra regional de teatro nos dias 5 e 6, mesa de estudos sobre teatro para crianças no dia 4 de maio, às 14h, além de 3 oficinas, sendo duas especificas para professores com Shirlei Dickmmann sobre a arte de narrar histórias no cotidiano educacional e com Sabrina Moura sobre a Sala de Aula como território para as práticas de mediação teatral. As atividades integram a programação do festival que promete movimentar a cidade nas primeiras semanas de maio.

Para a 22º edição o Fenatib contará com 13 espetáculos e 32 apresentações, com grupos selecionados de sete estados brasileiros, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina, representando ás regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.

O Fenatib foi criado em 1997 e surgiu da necessidade de se criar um espaço de reflexão do fazer teatral. Chega á sua 22º edição com apoio de empresas que apóiam e incentivam a cultura através da Lei Rouanet. O Fenatib conta com o patrocínio das seguintes empresas Cooper, Benner, Bradesco, Cia Hemmer, Carton Druck, Agrosul, Eletro Aço Altona, FeelClean, BRDE, Gráfica 43, Giassi Supermercados, Senior Sistemas, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), Conselho Municipal do Meio Ambiente além do apoio das empresas WK Sistemas, Tarpan, Blu Bordados, Cromix, Printset, e Teatro Carlos Gomes, e do movimento Teatrando. 

MESA DE ESTUDOS SOBRE TEATRO PARA CRIANÇAS

Dia 04 de Maio – Sábado 

Horário: 14h

Local: Teatro Carlos Gomes

Teatro para Crianças – Sobre a incompreensão ao redor

Palestrante: – Miguel Vellinho Vieira, Professor Doutorando do PPGAC – UNIRIO – Rio de Janeiro -Diretor da Cia PeQuod – Teatro de Animação/Professor do curso de Licenciatura em Teatro – UNIRIO, Coordenador do Projeto de Extensão O Hospital como universo cênico.

A relação entre escola, teatro e a arte do espectador

Palestrante: Sabrina Moura, Mestranda da Universidade do Estado de Santa Catarina– Udesc, pós-graduada em Filosofia Contemporânea – FACEL, atriz e professora da Cia Carona de Teatro, Blumenau/SC

Coordenador de mesa:

 Humberto Braga – Formação em  Teatro na Instituição de ensino Escola de Teatro Martins Penna, Diretor de Produção teatral, Ingressou  no Serviço público  em 1968. Ligado ao teatro, Humberto Braga  já foi diretor do Departamento de Artes Cênicas na Fundação Nacional de Artes  e ex – Secretário do Ministério da Cultura.

OFICINAS – ENCONTRO DE FORMAÇÃO

  1. Malabares – Roberto Vascelai e Rosinha Walter. Bonequeiros, atores, diretores e criadores do Grupo de Teatro Beto Malabares e arte educadores.

Datas: 03 a 10 de maio de 2019.

Horário: 8h às 10h e 13h às 15h

Em frente ao Teatro Carlos Gomes

  • Formação de Professores: Sala de aula como território para as práticas de mediação teatral – Sabrina Moura – Mestranda em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc, pós-graduada em Filosofia Contemporânea – FACEL, atriz e professora da Cia Carona de Teatro, Blumenau/SC.

Data: 04 de maio de 2019

Horário: 9h às 11h

Local: Sala Cia Carona de Teatro – Teatro Carlos Gomes

  • A arte de narrar histórias no cotidiano educacional – Shirlei Dickmann – Pedagoga – Especialista em Educação: Leitura, Letramento, Arte e Literatura. CESUSC. Contadora de histórias e coordenadora de projetos de leitura da Fundação Cultural de Blumenau.

Datas: 08 e 09 de maio de 2019.

Horário: 19h30 às 21h30.

Local: Espaço Elfy Eggert, Fundação Cultural de Blumenau.

  • Teatro e Performance na Educação Infantil – Rafael Koehler – Ator e Professor de Teatro. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com a pesquisa “Teatro na Educação Infantil: entre o jogo e a performance”. Bacharel e Licenciado em Teatro pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Integrante do Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq). Blumenau/SC.

Data: 05/05/2019

Horário: 14h às 18h

Local: Sala Cia Carona de Teatro – Teatro  Carlos Gomes

ANÁLISE DOS ESPETÁCULOS

Dias: 03 A 10 de Maio (Todos os dias)

Horário: 17h

Local: Teatro Carlos Gomes

Humberto Braga- Formação em Teatro na Instituição de ensino Escola de Teatro Martins Penna, Diretor de Produção Cultural/RJ 

Antonio Lauro de Oliveira Góes – Professor Doutor em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro da UFRJ, atuando, principalmente, nos seguintes temas: artes cênicas, dramaturgia, cultura e literatura brasileiras.

Romualdo Luciano Pepe Sedrez – Diretor, ator e professor da Cia Carona – Blumenau/SC.

Informações Maria Teresinha Heimann (Blumenau - SC)  
Coordenadora do 22º Fenatib e Presidente do Inarti
47 99102-1255